Tratando a pele para o inverno

Tratando a pele para o inverno

Durante o verão, com o clima muito quente temos a tendência a relaxar um pouco com os cuidados da pele. A pele fica mais oleosa e nem sempre temos tempo para lavar o rosto frequentemente, nem passar o protetor solar de 2 em 2 horas.

Como já estamos no outono, agora é possível perceber as mudanças no tempo. Com o clima mais frio podemos dar início aos tratamentos estéticos para recuperar a pele dos estragos do verão. Com menos exposição aos raios solares, o inverno é a estação ideal para realizar estes tratamentos na pele.

Para quem não quer ficar uma temporada inteira fazendo tratamentos com cremes onde o resultado é gradativo, existe a opção de fazer algum tipo de peeling, seja com o laser, a luz pulsada ou com ácidos.

O peeling nada mais é que a escamação da epiderme, técnica utilizada para ajudar a eliminar manchas, rugas, suaviza cicatrizes, ajuda a controlar a oleosidade excessiva e estimula a produção de colágeno. Podem ser classificados de acordo com o grau de necessidade da pele, o médico ou esteticista farão a avaliação para indicar o tratamento correto.

Os peelings podem ser classificados de acordo com a capacidade de penetração da pele, são eles:

  • Superficial: indicado para pequenas manchas e melasmas, pois atinge apenas a epiderme, de forma superficial e não descama a pele. Podem ser necessárias mais de uma aplicação.
  • Médio: indicado para marcas profundas, rugas e cicatrizes, atingindo a derme, removendo de forma parcial ou totalmente a epiderme. Os resultados são mais eficazes, porém são necessários alguns dias para que a pele  se recupere.
  • Profundo: indicado para peles extremamente enrugadas e com manchas profundas. Destrói totalmente a epiderme, atingindo a chamada camada basal, que é a responsável pela regeneração da pele. Este tratamento deve ser realizado em uma clínica de cirurgia, pois exige o uso de anestesia e monitoramento. Como se trata de um procedimento muito agressivo, somente se realiza em casos extremos. O tempo de recuperação é de 7 a 10 dias.

Lembrando que mesmo durante o inverno é necessário o uso do protetor solar, pois a incidência de  raios solares continuam sendo nocivos a pele.

Colagens1

Ana Carolina

Imagens: getty images