Brasileira em Amsterdam

Brasileira em Amsterdam

surface-O9m5k3_-iAs-unsplash.jpg

Desde que cheguei aqui em Amsterdam, sinto a necessidade de me comunicar com todos os brasileiros que se encontram na mesma situação que eu: fora da sua Terra Natal. Sempre morei no sul do Brasil - e sempre me senti privilegiada por isso. Mas viemos de um país tão grande, cheio de desigualdades, com uma sociedade tão atrasada e que por vários motivos não está preparada para proporcionar a mesma qualidade de vida que temos aqui na Holanda.

Sou filha de pais separados e desde meus 3 anos me considero nômade. Gosto de carregar tudo o que eu preciso nas costas. Pode parecer loucura mas dá uma sensação incrível de liberdade - valor esse que está no topo da minha pirâmide dos valores imutáveis.

Outro detalhe que me libertou foi perceber que para ser livre - financeiramente - eu não poderia ser escrava do consumo. Comecei a me fazer perguntas pontuais antes de efetuar qualquer tipo de compra, por mais baratinha que parecesse: “eu preciso” ou “eu quero”?

Na maioria das vezes, eu não compro o produto ou serviço em questão. E com o tempo, fui percebendo que não precisava de muito para viver...

Isso facilitou na minha escolha de pedir demissão da multinacional em que trabalhava para montar a minha empresa e construir a minha marca pessoal. Alguns anos depois, proporcionou ao meu marido a liberdade do trabalho remoto, que mais tarde acabou nos trazendo até aqui.

Desembarquei aqui em novembro de 2017 e ainda me considero “recém chegada”. Escreverei minhas colunas com base nas minhas experiências pessoais, porque a gente só pode falar, daquilo que já sentiu na pele! Considero a Holanda um país para todos e espero conseguir passar um pouco dessa minha percepção otimista em nossas conversas virtuais.

No Brasil percebi que minha necessidade de tempo, para me dedicar aos meus estudos, meditação, ficar com o meu marido, meu gato, tomar um café com minhas amigas e relaxar observando a natureza era visto por muitos como “artigo de luxo” ou “perda de tempo”.

Aqui me sinto acolhida e quero compartilhar isso com vocês.

Você é livre para fazer o que você quiser!

Quando estamos rodeados de tralhas as demandas costumam nos engolir. Pense no porque você faz o que você faz e verá que a sua vida pode ser mais leve. Aproveite que você está na Holanda para desconstruir a sua velha versão e começar uma nova versão acolhendo todos os seus papéis.

Comece com o exercício do espelho: você está feliz com a imagem que transmite? Essa pessoa que você está vendo te representa? Qual mudança você sempre quis fazer e nunca teve coragem? Assumir os brancos? Os crespos? Um novo corte? Um novo tom?

Topa fazer já que está aqui na Holanda? Que tal...