Blazer o Coringa do Guarda-Roupa Masculino

Blazer o Coringa do Guarda-Roupa Masculino

Hoje vou falar sobre o blazer.

Em 1837, a rainha Vitória ia fazer uma inspeção em uma fragata, a H.M.S. Blazer. Com a notícia o capitão ficou desesperado, pois os uniformes de seus marinheiros estavam terríveis. A solução foi mandar fazer paletós de sarja azul-marinho com botões de latão gravados com as armas da Marinha Real. A rainha Vitória gostou tanto dos novos paletós que os tornou parte do uniforme oficial. A partir desse episódio o blazer se tornou uniforme comum nos clubes náuticos, em especial na Europa e Estados Unidos.

O modelo tradicional é o transpassado estilo jaquetão na cor azul marinho (navy) com botões de metal (dourados/prateados) e confeccionado em tecidos de sarja e lã.

Com o passar do tempo esse modelo veio evoluindo, seu corte e modelagem ficaram mais modernos e compondo diferente look´s no guarda-roupa masculino.

Digo que o blazer, em especial na cor azul marinho, é um coringa pela facilidade e diversidade de combinação que são possíveis com essa peça. Ele passeia do formal ao informal, basta fazer a combinação certa.

Para um look formal, pode usá-lo com camisa social, gravata e uma calça, na mesma linha, nas cores cinza, bege ou no próprio azul marinho.

Já no look mais informal ele pode ser usado com uma camiseta gola v, calça jeans ou sarja, e um sapato mocassim sem meia ou sapatênis.

Com um bom blazer seguindo essas dicas você estará muito bem vestido tanto para uma reunião de negócios como para um happy hour com os amigos.

Então fica a dica, caso você não tenha um blazer, invista na aquisição dessa peça na cor azul marinho, de preferência em tecido de lã fria, que por se um tecido térmico, pode ser usado em todas as estações do ano.

Apenas tome alguns cuidados com as medidas:

  • Comprimento do Blazer deve ser no máximo na altura do dedo polegar com o braço estendido (veja as fotos);
  • Já o comprimento da manga deve ser no final do pulso (veja as fotos);
  • A tendência do momento são blazers de 02 botões, um pouco mais curtos;
  • Os ombros devem estar na medida certa. Blazer com ombros grandes tiram toda a beleza da peça, sem contar que parece não ser sua.