Carboidratos X Dietas

Carboidratos X Dietas

Quando iniciamos uma dieta, logo pensamos em reduzir os carboidratos. Porém a escolha certa dos carboidratos podem ser saudável e favorecer sua dieta.

Os carboidratos são a fonte principal de energia do corpo, assim, para manter uma dieta o ideal é substituir os carboidratos refinados, como pão branco, massas, arroz branco, batata, açúcar, farinha, entre outros, por opções integrais ou que contenham cereais integrais, além de lentilha, quinoa, entre outros.

Os carboidratos refinados fornecem para o corpo energia de rápida liberação. Ao fazer exercícios você os queima rapidamente, e como resultado você sente mais fome e terá que comer mais para compensar, ou então, receberá uma explosão de energia no início seguido por uma queda que lhe causará fadiga corporal, contudo, o carboidrato não queimado será depositado no corpo em forma de gordura.

Substituindo por carboidratos integrais a energia é liberada de forma lenta, isto ajudará a se sentir  satisfeito por mais tempo, também ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue em equilíbrio, além de oferecer boas fontes de vitaminas, minerais e fibras para o corpo.

Como dica, não abdique totalmente dos carboidratos, troque alimentos ricos em carboidratos refinados por integrais, adicionando em sua dieta a longo prazo alimentos que ajudam a melhorar significativamente a qualidade da sua alimentação e também servem para manter um corpo saudável. Tente substituir os principais alimentos do dia a dia por opções integrais e você verá que eles fazem a diferença na sua dieta.

Texto base: GlamourMagazine.

Imagens: iStock, iStock iStock, Rex Features, iStock, iStock, iStock, Alamy, iStock, iStock, Rex Features, Rex Features, Alamy e iStock.

Ana Carolina