Moda Conceitual X Moda Comercial

Moda Conceitual X Moda Comercial

Quando vemos algum desfile de moda ou editorial em uma revista, nos deparamos com looks tão exagerados, que pensamos  que nunca  será usado aquele tipo de roupa, maquiagem, penteado ou acessório. Porém, nem sempre o que vemos nas passarelas ou editoriais precisa ser seguido a risca no nosso dia a dia. Os desfiles de moda podem ser comercial e conceitual.

Nos desfiles conceituais o estilistas se inspira em algum tema para criar sua coleção, pode ser uma música, arte, animal, filme, determinada época ou lugar, entre outros. Expressa a identidade da marca, de forma extravagante e exagerada. Esses desfiles vão apontar os tecidos, texturas, cores, estampas, modelagens que serão tendências nas próximas coleções.

Já nos desfiles comerciais as peças são apresentadas de forma menos extravagante e mais comportada. São as peças adaptadas para o dia a dia, portanto, são mais discretas.

Sua criação é inspirada nos desfiles conceituais, buscando nos detalhes – tipo de tecido, cores, estampas, texturas e caimento – as tendências para a próxima temporada e que serão comercializadas.

No caso das maquiagens e penteados isso também não é diferente. Os maquiadores e cabeleireiros também expressam suas identidades ou se inspiram em algo para criar os looks exagerados. Para que no comercial possa ser adaptado para nosso dia a dia.

Imagens: Reprodução/eyeshadowlipstick.com

Ana Carolina