Vista-se de Rosa

Vista-se de Rosa

Neste mês de outubro está acontecendo em todo o mundo o movimento “Outubro Rosa”. O movimento teve início nos Estados Unidos com ações para prevenir, através do diagnóstico precoce, o câncer de mama. Assim, para sensibilizar a população, empresas e entidades, são realizados eventos, passeatas, palestras, iluminação e colocação de laços em pontos turísticos de todo o mundo.

No Brasil este movimento é realizado de forma ostensiva, pois 30 mulheres morrem por dia pelo diagnóstico tardio. Com o diagnóstico precoce a chance de cura é de 95%. Em Florianópolis, a cada três dias uma mulher é diagnosticada com câncer de mama. Assim, o movimento “Outubro Rosa”, busca alertar e conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer nas mamas.

Em Florianópolis, prédios e o cartão postal da cidade, ganharam uma iluminação especial com a cor símbolo desta luta, o rosa. Durante todo o mês, mobilizações acontecem em diversos pontos da cidade, com o objetivo de esclarecer sobre a doença. São realizados eventos como palestras, mobilizações, espetáculos musicais, caminhadas e até cirurgias para reconstrução mamária. Também serão realizados mutirões para realizar exames de mamografias em clínicas e hospitais.

Clique aqui para saber mais informações sobre a programação deste mês na grande Florianópolis.

Por ser um evento internacional, muitas marcas de cosméticos lançaram produtos para apoiar o movimento, conscientizar sobre o assunto e levantar fundos para instituições de apoio ao câncer de mama. São sombras, batons, blush, gloss, esmaltes e outros produtos de beleza nos diversos tons de rosa.

Fique atenta, cuide-se e vista-se de rosa!

Imagens: Reprodução

Ana Carolina