Efeitos dos raios UV no inverno

Efeitos dos raios UV no inverno

Durante o verão, muito se fala dos raios UV e seus efeitos em nossa pele. Para evitar danos nocivos a pele, é recomendado o uso do protetor solar. Com a chegada do inverno, acabamos relaxando no uso do protetor por achar que aquele sol do inverno é fraco e não maltrata a pele. O que não sabemos é que seus efeitos também ocorrem durante o inverno e não necessita ter sol para que isso ocorra.

No inverno os efeitos dos raios UV são praticamente iguais ao verão. A radiação UV que chega a atingir a terra são divididas em raios UVA e UVB e ao atingir a pele acaba provocando reações como queimaduras, envelhecimento cutâneo, manchas, sardas, câncer de pele e alergias.

Nos raios UVA  a intensidade é constante durante todo ano, sendo da mesma forma no verão e no inverno, pois penetra profundamente na pele, sendo responsável pelo envelhecimento da pele, destruindo o colágeno e a elastina. Já os raios UVB tem sua intensidade aumentada durante o verão e eles penetram superficialmente na pele, sendo o responsável pelas queimaduras solares, ou seja, o aparecimento de manchas ou sardas.

Os efeitos da radiação provocados na pele é cumulativo durante a vida, por isso, mesmo nos dias nublados, assim como nos ensolarados, é recomendado o uso contínuo do filtro solar para evitar o envelhecimento precoce da pele e o aparecimento de manchas.

Blog16

Ana Carolina