Chocolate: consuma da maneira certa

Chocolate: consuma da maneira certa

No último final de semana foi páscoa, e como tradição costumamos trocar chocolates com nossos entes queridos. Durante está páscoa muito se falou que o consumo de chocolate faz bem a saúde. Mais é preciso ter cuidado ao receber este tipo de notícia, é necessário buscar informações antes de sair comendo chocolate sem dó.

Segundo estudos o cacau contribui na redução da pressão arterial, estimula a liberação de endorfina, substâncias que melhoram o humor reduzindo a depressão. Seus benefícios são praticamente anulados quando os chocolates possuem em sua composição a mistura de gordura hidrogenada, açúcar e leite, pois nestes chocolates existem uma porcentagem muito pequena de cacau.

Para quem quer continuar aproveitando os sabores da páscoa, sem arriscar engordar ou exagerar no consumo, há no  mercado alternativas que vão desde chocolates especiais para pessoas com intolerância a lactose, a soja, zero açúcar, até a chocolates 100% naturais (sem conservantes). Dê preferência, também para os chocolates amargos, que possuem 70% ou mais de cacau.

Existe ainda produtos cosméticos e tratamentos estéticos que se beneficiam das propriedades que o cacau possui, como hidratantes corporais, shampoos, sabonetes, máscaras faciais, máscaras corporais relaxantes, entre outros produtos. Nos cosméticos o cacau possui ação antioxidante, hidratante e nutritiva, melhorando a endorfina na pele provocando relaxamento, além da redução de rugas, ativa a circulação, previne celulites e melhora a textura da pele.

foto36

Ana Carolina